Saúde promove capacitação sobre Gerenciamento de Ambiente de Laboratório

single-image

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, nesta quarta-feira (12), uma capacitação sobre o sistema online de Gerenciamento de Ambiente de Laboratório (GAL), com carga horária total de oito horas. As atividades, teóricas e práticas, aconteceram no laboratório de informática do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), com o objetivo de qualificar coordenadores dos núcleos de vigilâncias epidemiológicas hospitalares (unidades de referência no Estado) e coordenadores de vigilância de alguns municípios.

O GAL é um sistema informatizado desenvolvido pelo Ministério da Saúde e, em toda a Paraíba, foi implantado desde 2012. Nele é realizado o cadastro e monitoramento dos resultados das amostras enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB).

De acordo com o analista de sistema da SES, o especialista em Sistemas de Informação em Saúde Sérgio Lisboa, o GAL lida com todos os agravos em nível estadual e permite a descentralização das informações.

“A intenção desta capacitação é atualizar os conhecimentos, porque existe sempre a necessidade de buscar informações mais consistentes sobre os agravos dentro do próprio sistema. Com o GAL, o gestor tem autonomia na tomada de decisões. Diante do monitoramento dos dados e, assim, sabendo as demandas que existem, ele tem como ir diretamente ao problema e acompanhar de perto e melhor os pacientes. É um sistema restrito aos gestores, mas que gera qualidade no serviço prestado à população”, informou Sérgio Lisboa.

Leave a Comment

Your email address will not be published.